ARLS
7 DE JUNHO Nº 29

 

Jurisdicionado ao Supremo Grande Capítulo de

Maçons do Real Arco do Brasil

Rito de York

 

Natal(RN),

PÁGINA INICIAL

GRAUS CRÍPTICOS
HISTÓRICO

PATRONO

FUNDADORES

QUADRO

OFICIAIS

CALENDÁRIO

BLOG

LINKS

FOTOS

CONTATO

ÁREA RESTRITA
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 
   

 

 
 

MAÇONARIA CRÍPTICA, CONSELHO OU MAÇONARIA ROXA

 
     
 

Se com o Real Arco, o Maçom recuperou o que foi perdido, num Conselho de Maçons Crípticos você irá aprender como preservá-la. Os graus crípticos são indispensáveis a formação plena de um Maçom do Real Arco.


Os Conselhos de Maçons Crípticos formam o corpo central do Rito de York da Maçonaria Livre.
 

 

Somente pode ingressar nos Graus Crípticos os maçons que receberam o grau de Maçom do Real Arco.

 
     
 

O Rei Salomão escolheu um grupo de Maçons do Real Arco para formarem uma guarda especial, com intuito de proteger a Cripta e os seus preciosos conteúdos. Estes maçons seletivamente escolhidos pelo Rei Salomão ficaram conhecidos como Maçons da Cripta ou Crípticos. As atividades dos Maçons Crípticos desenrolaram-se sob uma Abóbada de Nove Arcos e centram-se na perda, recuperação e preservação da palavra perdida.

O trabalho dos Crípticos ocorrem em três Graus:

• MESTRE REAL

• MESTRE ESCOLHIDO

• SUPER EXCELENTE MESTRE

Os dois primeiros Graus ocorrem na Cripta subterrânea sob o Templo do Rei Salomão, mas o Grau de Super Excelente Mestre é dado, segundo alguns maçonólogos, como preparação para a Ordem da Cruz Vermelha passo inicial das Comendas das Ordens Cavaleirescas - TEMPLÁRIOS.

 

 
   

 

 

     
     
    MESTRE REAL  
     
 

É o primeiro grau do Rito Críptico Os Candidatos que recebem este grau ficam impressionados com a dignidade do ritual e com a relevância dos seus ensinamentos. Contém uma secção que é geralmente vista como uma peça

relevante de trabalho ritual, quando bem desempenhada, projetando uma representação de grande simbolismo e conteúdo filosófico.

A apresentação ritualística no grau explica os artigos contidos no Santo dos Santos do Templo do Rei Salomão, incluindo a Arca da Aliança. O conhecimento dos quais é essencial para aqueles que desejem compreender cabalmente os graus procedentes. As principais personagens nestes graus é Salomão e a sua corte.

 

 
   

 

 

     
     
    MESTRE ESCOLHIDO  
     
 

O grau de Mestre Escolhido nem sempre esteve associado com o de Mestre Real. A maioria dos escritores atribui a Jeremy Cross, um leitor, autor e educador maçônico viajante do início do século XIX, ter combinado os dois graus num rito. Há fortes evidencias que apoiam a teoria de que o grau provém dum grau semelhante (6º grau) do Rito Escocês chamado Secretário Íntimo do Rei Salomão. Qualquer que seja a sua origem, a lenda deste grau é muito antiga.

A cena deste grau situa-se na abóbada do Templo do Rei Salomão. Os acontecimentos que caracterizam o grau são bastante excitantes proporcionando-lhe  grande interesse. A cerimônia ritualística contém a história que "completa o Círculo de Perfeição" da Antiga Maçonaria.

O grau de Mestre Escolhido ensina a importância da fidelidade ao cumprimento dos deveres, para zelarmos atentamente sobre nossas palavras e atos e para ilustrar que a fidelidade aos princípios da Maçonaria resultarão em avanço no seu seio como também em nossas vidas profanas. Este grau é o ápice dos ensinamentos da Antiga Arte Real da Maçonaria Operativa, ou do Oficio relativo à construção do Templo de Salomão.

 

 
   

 

 

     
     
  SUPER EXCELENTE MESTRE  
     
 

Como foi dito, o grau de Super Excelente Mestre não é um grau Críptico, mas está relacionado com os acontecimentos que conduziram à recuperação da Palavra perdida. Este belo grau fala-nos dum período da história no qual todos os maçons livres estão interessados, que é o período que se segue à destruição do primeiro Templo. A essência do grau é pressagiada na apresentação pelo Viandante Principal no Arco Real quando faz a seguinte referência: Zedequias, o último Rei de Judá, tinha vinte e um anos, quando subiu ao trono e reinou onze anos em Jerusalém. O seu comportamento desagradou ao Senhor, seu Deus. etc…".

O grau de Super Excelente Mestre é um dos graus melhor delineado, mais tocante e belo. Contém muitos ensinamentos para aplicarmos na nossa vida quotidiana. Numa representação de acontecimentos excitantes, as personagens bíblicas ganham vida representando o drama histórico da Bíblia Sagrada. Aqui Nabucodonosor ainda reina; Zedequias experimenta os resultados da sua vida perversa e Ezequiel e Jeremias profetizam as promessas de Deus Todo Poderoso.

Este grau opcional consiste em quatro sessões. Normalmente é conferido em intervalos irregulares ou em grandes ocasiões para grande número de candidatos. No primeiro momento o candidato presta seu juramento e é instruído nos sinais, toques e palavras, assim como no simbolismo de símbolos muito especiais deste grau: O Quadrado, o Círculo e o Triângulo Eqüilátero.

 

 
     

     
     
                       Voltar para:
 

 

 
     
  Desenvolvimento e Web Designer | Comp. Roberto Florêncio | Contato : robertoflorencio@digi.com.br
Copyright © 2009 * Conselho André de Albuquerque Maranhão Nº 18

Todos os direitos reservados